Review - Forza Horizon [XBOX 360]

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Forza Horizon é um jogo de corrida arcade, com elementos de simulaçao, EXCLUSIVO para Xbox 360. Foi lançado em 23 de Outubro de 2012 na América do Norte e Austrália e no dia 26 deste mesmo mês para a Europa e resto do mundo. Produzido pela Playground Games e Turn 10 Studios, e publicado pela Microsoft Studios, Forza Horizon levou a saga Forza para um novo ambiente, diferente das pistas de corrida que a consagraram.

Data de lançamento: 23/10/2012 (América do Norte); 26/10/2012.
Desenvolvedoras: Playground Games e Turn 10 Studios.
Distribuidora: Microsoft Studios.
Categoria: Corrida.
Online: Sim, com multiplayer.
Faixa Etária: Livre.

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Nota: 86

O jogo se passa no Colorado, Estados Unidos, onde ocorre um evento chamado de Festival Horizon. Neste festival, ocorrem corridas legalmente organizadas (ou seja, nada de polícia) nas quais são divididas respeitando uma certa hierarquia, que é determinada pela cor da pulseira que o piloto usa. Para adquirir uma pulseira, é necessário um número de pontos, os quais são obtidos nas corridas no melhor estilo Fórmula 1, no qual o primeiro colocado ganha mais pontos, o segundo um pouco menos, e por aí vai.
A cada nível de pulseira, existe um piloto considerado a ''estrela'' da categoria. Vencendo-o nas corridas, ganha-se um bônus em dinheiro e, quando você passa para a próxima pulseira, ele o desafia para uma corrida um a um, valendo o carro que ele usa.



 


ENREDO:


A história começa da seguinte maneira: Você está pilotando o carro propaganda do jogo (o Dodge Viper amarelo), quando lhe é apresentado o atual campeão das corridas do Festival Horizon, Darius Flynt. Há um pequeno racha e logo após vocês dois passarem numa espécie de restaurante, bem próximos ao Festival, o foco muda para o personagem principal. Quando o locutor da rádio que seu carro estava sintonizado avisa que abriram 10 vagas extras para o festival, e que os dez primeiros pilotos que chegarem a terão, você o assume e tem que correr contra outros pilotos (dessa vez utilizando um mísero Volkswagen Corrado) e fazer a sua inscrição, recebendo uma pulseira.
O começo do jogo é bastante divertido e as cutscenes ("filminhos" na linguagem coloqual) empolgam com sua beleza, porém, só existem umas 3 ou 4 cutscenes no jogo, e todas elas no começo. Uma pena.
Seu objetivo principal é correr, ganhar pontos e, consequentemente, pulseiras, ganhar o campeonato e se banhar com dinheiro. Resumidamente, a história é bem parada, na qual seu único sentimento com o jogo vem das estrelas que cada pulseira possui. A personalidade de cada um, combinado com a maneira que eles pilotam, interferem no modo com que você correrá contra eles. Teve um piloto que eu fazia questão de fazê-lo rodar, por exemplo.
Depois de concluído, as coisas para se fazer acabam, sobrando apenas o modo do passeio livre e os segredos do jogo (que são bem fáceis), a não ser que queira refazer algumas corridas já feitas. Pelo menos tem o multiplayer.

Nota: 10/20


Uma das poucas cutscenes do jogo.
   
JOGABILIDADE:



A jogabilidade do jogo é boa, os poucos comandos são bem distribuídos pelo controle e respondem rapidamente. Você basicamente acelera, freia e faz curvas. Para os mais experientes, você também deve trocar a marcha utilizando dois botões. Para os ainda mais experientes, tem a opção de habilitar a engrenagem. Há, ainda, um comando que faz com que você volte no tempo, caso queira mudar a forma como fez certa curva, por exemplo, ou se bateu feio mesmo. Isso, que é uma das marcas registradas de toda a saga Forza, acaba sendo muito útil no jogo.
Como eu disse no começo do post, este é um jogo arcade com ELEMENTOS de simulação, ou seja, por mais que a franquia Forza seja conhecida por fazer jogos com alto nível de simulação, este não é. Os elementos de simulação aparecem levemente na forma como o carro se comporta, principalmente nas curvas, sempre mantendo o estilo arcade de ser. É totalmente justificável a presença Arcade no jogo, já que, devido ao tráfego de veículos, qualquer batida a mais de 150km/h seria perda total do seu carro, e, mesmo podendo usar o comando para voltar no tempo, isto seria tão constante que uma hora vai ficar entediante.
Os adversários também se comportam de modo arcade, que, resumidamente, é ser cada vez mais apelativo conforme o nível de dificuldade deles aumenta (ter mais ajuda do ''computador''). Claro que, nunca teremos um CPU fazendo curvas a 200 km/h, ou vencendo corridas utilizando um Fusca, mesmo se seu carro for um Viper, por exemplo. Isso não acontece.
A dificuldade do jogo se divide em duas partes: a dificuldade para pilotar o carro, e a dificuldade da CPU. Para a primeira, temos a opção de habilitar ou desabilitar ajudas na pilotagem, como freios ABS, controle de tração, etc. Cada ajuda de pilotagem desabilitada gera uma porcentagem bônus no valor do prêmio final de cada corrida. Para a segunda, é simplesmente escolher ''Fácil'', ''Médio'' ou ''Difícil''.
As corridas ou são no estilo circuito (Circuit), ou são no estilo ''do ponto A para o ponto B" (Sprint). Em paralelo com as corridas do festival, há corridas ilegais, chefiadas por uma das estrelas do festival. Elas são Sprints, normalmente ocorrem à noite. Essas corridas ilegais ocorrem em diversos locais do jogo, e são liberadas confirme o jogador avança no festival. Minha recomendação é que você faça todas elas, o dinheiro por corrida é alto e, ainda, quando todas as corridas ilegais de um local forem completadas, o jogador ganha um carro.
Outra coisa que posso destacar são as corridas especiais (Corrida de Exibição), com o propósito de marketing (no jogo). O jogador deve correr um veículo determinado, contra um(s) adversário(s) diferenciado, como um helicóptero, por exemplo, ou uma corrida de Mini-Cooper's. Caso ganhe, o jogador ganha o carro que utilizou na corrida.
Existem cerca de 58 marcas de carros para se escolher no jogo, o que é um número muito grande, pois a cada marca podemos ter de 1 até mais de 15 carros. Podemos customizá-los de duas maneiras diferentes: visualmente e mecanicamente. A customização mecânica é o que temos em quase todos os jogos de corrida: melhorar motor, colocar suspensão, turbo, etc., com exceção do nitro, nunca utilizado na franquia. Já a customização visual é aquela em que sua imaginação pode fazer o que quiser. Temos uma forma de customização dos para-choques e aerofólios, que muda de acordo com o carro, mas é um tanto limitado (não vá pensando que é Need For Speed), customização de rodas, etc. Na parte de aplicar adesivos é que a maior parte do tempo é gasta. A quantidade de formas disponíveis, e a forma como você pode trabalhar com elas (com um limite de 1000 formas para cada seção do carro, como lado esquerdo, capô, etc.) lhe permitem criar o que quiser. Lembrando que isso vem desde o Forza 2 (2007). É simplesmente genial.
O multiplayer do jogo é ok, mas possui alguns bugs, mas é bem divertido, pois existem alguns modos bem divertidos, como o Infectado, no qual temos vários jogadores andando no mapa e um deles vira um "infectado". Esse "infectado" infecta os outros carros apenas relando neles. Quem sobreviver mais tempo, vence o jogo.

Nota: 19/20


Um pequeno exemplo do que pode ser feito com os adesivos no jogo.
 

GRÁFICOS:

Os gráficos do jogo são belos e bem trabalhados. Não há problema com renderização atrasada ou travamentos na jogatina para carregar certo lugar.
Destaque para os detalhes, principalmente dos carros. Certos carros tem um aerofólio que sobe automaticamente para manter o equilíbrio do carro (no Forza 3 isso não existia, por exemplo). O dano recebido também é visualmente bonito. Não é perfeito, mas faz a sua função muito bem. Outro detalhe visto nos carros é o interior. Na visão de cockpit, é possível ver o interior do carro e, cada carro possui o seu própio cockpit, desenhado a partir do modelo real.
Mais um detalhe, esse que eu sempre faço questão de dizer, mesmo não sendo muito importante, são os freios. Se seu carro está muito rápido, e freia durante um tempo, é possível ver o freio esquentando e depois resfriando (depois de freiar).
Uma parte que decepcionou, mas que foi feita para não sobrecarregar o console, são os humanos que ficam andando pelo festival (sempre protegidos dos carros). Eles são bem quadrados e feios, e existem em grande número. Quando se passa em alta velocidade por eles da um efeito bacana de torcida (só não pare para olhar).

Nota: 19/20

Exemplo de dano no jogo.


AMBIENTAÇÃO:
 
O ambiente do jogo é muito bonito. As diferentes regiões do mapa são muito bem trabalhadas. Existem 65 tipos diferentes de terreno no jogo... Pois é, e é perceptível isso, principalmente nas partes de terra, onde se nota a suspensão do carro pulando sem parar (muito bacana isso).
Essa região do Colorado foi escolhida especialmente por conter diversos tipos de ''beleza'', como canyons e florestas, o que facilita a criação do mapa.
Varias coisas acontecem ao mesmo tempo, tráfego de carros (carros que existem na realidade ainda por cima), outros "competidores" passeando pela cidade, fogos de artifício perto do festival, balões de ar no céu, shows de música, etc. Esses pequenos detalhes é que consagram esta como uma ótima ambientação. Ainda por cima, os dias passam. Apesar de não ser um fator importante, é algo bastante legal para um jogo de corrida.


Nota 20/20


Visão do cockpit.


SOM:



 O jogo conta com três estações de rádio diferentes: A Horizon Pulse, Horizon Bass Arena e Horizon Rocks. A primeira segue o estilo Pop, a segunda toca músicas Eletrônicas. Por fim, a Horizon Rocks toca músicas no estilo Rock. Pena que não é o Rock que todos estamos acostumados... Este está mais para um Pop-Rock.
Conforme o jogador avança no jogo, comentários dos locutores das rádios, entrevistas com as estrelas (algumas até falando sobre o personagem principal) e outras coisas, que não tem relação com a música, serão feitas. Isso dá uma dinâmica diferente e eficiente, não deixando a rádio em um estado monótono.
Os carros possuem som original, no começo, que pode ser modificado com alterações no motor. 
O jogo está dublado, em português brasileiro, o que é muito bom. A dublagem é muito bem feita (não robótica). Porém, o que deixa a desejar um pouco são os textos. Alguns textos traduzidos utilizaram termos que não são ditos em frases informais, mas isso não atrapalha.
De resto, nada a reclamar.

Nota: 18/20

O mapa do jogo. É enorme.

CONCLUSÃO:


Eu fechei o jogo após vencer 91 corridas, levando um tempo de 8 horas e 2 minutos (incluindo exploração e customização), totalizando 59,6% do total que o jogo pode oferecer. 
Com isso, presumo que a campanha dura entre 5 e 12 horas de duração, dependendo de cada jogador. 
Forza Horizon é um jogo para relaxar, já que a história (que praticamente é um conceito, ou seja, um motivo para as coisas acontecerem) não é das melhores. 
O que sugiro é: Aproveite os gráficos, contemple a ambientação, coloque um visual nos seus carros e divirta-se com as corridas. É um jogo muito divertido (não confundir com engraçado).


NOTA FINAL: 86



                                                                                                                                                      

Análise feita por:

Roberto Plínio

Não sabe se prefere ser chamado de Robert Jones ou RobertoR34. Tem um Xbox 360 quase morrendo e um PC Gamer (por isso não larga da Steam).Não é de ficar vendo tv e só lê os livros que lhe convém. Tenta levar uma vida de esportista no seu tempo livre.







2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    muito bom, gostei muito!!

  2. Unknown says:

    massa amigo, comecei a jogar a umas duas semanas e queria saber como os caras conseguem pegar adesivos tipo angry birds e outros voce poderia me explicar? Grato e no aguardo.

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