Preview - Prison Architect


Você pode estar se perguntando o porquê deste post ser uma preview sendo que o jogos já está disponível para compra na Steam. Sim ele está disponível, porém, está em fase alpha, logo, não foi lançado...ainda.



Em Prison Architect você está na direção de um presídio. Isto inclui desde construir áreas, paredes, geradores de energia, até contratar funcionários e administrar os gastos da prisão.
Uma proposta parecida a é apresentada nos jogos da série Prison Tycoon, porém em Prison Architect você pode não somente alocar prédios prontos, e sim realmente construir sua prisão. Na versão alpha do jogo que está disponível você pode construir a fundação dos prédios, diferentes tipos de paredes e pisos, alocar salas dentro destes prédios (e cada sala possui suas necessidades), contratar funcionários, desenvolver pesquisas para melhorar sua prisão, construir geradores de energia, bombas d’águas, cabos e canos, e mais uma gama de possibilidades. Ou seja, você precisa cuidar desde a alimentação dos presos até da segurança dos banheiros.
Existem diversos empregados no jogo, são eles: trabalhador, guarda, médico, cozinheiro, jardineiro, zelador, administrador, chefe de polícia, patrão (do jardineiro e zelador), psicólogo, contador e advogado. Existem alguns funcionários, digamos, “especiais” que servem para liberar outros empregados, realizar melhorias ou enviar relatórios, como o administrador, o chefe de polícia, o patrão, o contador, o psicólogo e o advogado, e estes precisam de um escritório para que possam trabalhar. O cozinheiro precisa de um cozinha para trabalhar (dãã) e o médico da enfermaria, os outros empregados não necessitam de um espaço específico de trabalho.
Existem diversas salas no jogo como: cela, cela de espera, solitária, chuveiros, cozinha, escritório, sala de execução, sala de segurança, enfermaria, sala de visitas e muitas outras que estão disponíveis na wiki do jogo.
O jogo possui um capítulo inicial denominado introdução no qual você aprende, de forma precária, como funciona a mecânica do jogo. Como o jogo está em alpha possivelmente isto será desenvolvido, talvez até mesmo em forma de campanha. Essa introdução conta até a historinha de um preso que foi condenado a morte, o jogo conta essa história através de desenhos e umas espécies de fotos desenhadas, porém com o fundo da cena com os gráficos do jogo, como mostra  imagem abaixo.
Capítulo de Introdução do jogo.


Em relação aos gráficos...bom...digamos que não é o foco do jogo. A visão do jogo é 2D (vista superior) e qualquer objeto, pessoa ou parede é apresentado em um forma de desenho (2D claro). Porém mesmo para o objetivo do jogo, que é a parte de administração, os gráficos precisam de um retoques e ocorrem diversos bugs bem zoados, principalmente em relação às sombras dos objetos.

Prisioneiros no pátio.

No jogo você precisa atender as necessidades dos presos, como ver a família, entretenimento, fome, e, caso ele não esteja satisfeito, prepare seus guardas e ligue para emergência pois uma rebelião acontecerá. O jogo inclusive mostra o nível de segurança de sua penitenciária. Outro evento que pode ocorrer no jogo é um incêndio, neste caso voce terá que ligar aos bombeiros.

Um exemplo de rebelião.

Conforme avança no jogo você pode definir a segurança das salas, se ela podem ou não ser frequentadas por presos, definir patrulha de guardas, entre outros.
Existem basicamente três tipos de presos, os de segurança mínima, média e máxima, esse nível demonstra o cuidado que deve ter em lidar com eles.
O jogo está sendo desenvolvido pela Introvesion Software, distribuído pela Introversion  e está disponível para compra no site oficial da empresa e também pela Steam. E agora vem um dos pontos que menos me agradou: o jogo custa de R$49,90 à R$99,90 na Steam e no site existem versões de $30 à $1000. Não vejo problema nenhum em sistemas como Kickstarter e outros, são muito bons inclusive, porém pelo fato de o jogo estar em Alpha com diversos bugs, pelo menos alguma versão mais em conta deveria estar disponível para compra.

A forma como a prosposta do jogo é apresentada é inovadora e banstante interessante. O jogo me prendeu por algumas horas direto logo na primeira vez que abri ele. Espero que a Introversion não nos decepcione.


Post por: Igor

Deixe um Comentario.